Artigo publicado originalmente no Sundaycooks. Se você encontrou este artigo publicado em outro site, por favor denuncie aqui
Nem só de prédios modernosos é feita Hamburgo. Pertinho de HafenCity fica a região do Waterhouse District, algo como “bairro dos armazéns ou docas”, que foi tombada recentemente como mais um Patrimônio da Humanidade da Unesco na Alemanha exatamente por preservar sua identidade histórica e sua grande relação com os portos marítimos. Visitar a área de Speicherstadt e também conhecer a Kontorhaus é passar por alguns dos principais pontos turísticos da cidade
Roteiro pelo Waterhouse District de Hamburgo
Waterhouse District ou Speicherstadt
O Waterhouse District (ou Speicherstadt em alemão) é um contraponto mais tradicional à nova arquitetura de Hamburgo, pois é quase todo formado por antigos galpões e armazéns que foram revitalizados depois de serem muito danificados durante a segunda guerra. Esse bairro é considerado um dos maiores conjuntos históricos de armazéns portuários do mundo e fica no porto de Freihafen, entre Deichtorhallen e Baumwall.
Uma região de docas feitas com tijolos de barro como a do Waterhouse district só é possível encontrar em Trieste, na Itália, mas as condições de preservação deste nem chegam aos pés da versão alemã. Esse foi um dos motivos que a levaram a entrar para a lista de patrimônios da Unesco e a justificativa foi que os prédios “exemplificam os efeitos do crescimento rápido no comércio internacional no final dos séculos XIX e começo do XX“.
Oferta de hotel próximo ao centro da cidade
Miniatur Wunderland ou Mini Mundo
Uma das atrações de Hamburgo que fazem a alegria da criançada, é a versão germânica do nosso Mini Mundo de Gramado, a Miniatur Wunderland. O museu retrata como é a vida numa escala bem pequenina e com direito ao maior ferrorama do mundo que nos transporta para diferentes pontos da Europa e do planeta. É de uma riqueza de detalhes impressionante!
Miniature Wunderland
- Endereço: Kehrwieder 2-4/Block D
- Site: miniatur-wunderland.com
- Horários: aberto todos os dias, das 8:30 às 18h. Horários prolongados às terças, sábados e feriados
- Ingresso: adulto 13 euros ou 12 euros com o Hamburg Card
Speicherstadt kaffeerösterei
Café também é assunto sério em Hamburgo. O porto sempre foi um centro de distribuição dos grãos da bebida para toda Europa, por isso, você encontrará cafés por toda a cidade e com um menu super variado, passando longe dos Starbucks da vida.
Um exemplo disso é a Speicherstadt kaffeerösterei que fica em uma das docas do Speicherstadt. A empresa faz a torra no local e a moagem na hora, além de trabalhar com cafés dos quatro cantos do mundo, sempre no sistema fair trade que protege o pequeno produtor. Quando estivemos por lá, o café brasileiro vinha de Diamantina
É possível provar diferentes variedades na hora e levá-los para casa em seguida ou fazer uma degustação mais elaborada. Dá até para comprar acessórios para dar um tchan no seu café da manhã
Speicherstadt kaffeerösterei
- Endereço: Kehrwieder 5
- Site: speicherstadt-kaffee.de
- Horários: aberto todos os dias, das 10h às 19h
- Degustação de cafés: 1h30 de duração, 13 euros por pessoa
Chocoversum
O Chocoversum é o paraíso dos chocólatras e também é uma das novas atrações da região. O museu foi construído pela tradicional marca de chocolates alemãs Hachez, fundada em 1890 na quase vizinha Bremen pelo chocolatier belga Joseph Hachez. A visita mostra um pouco da história do doce, da importância do bom plantio do cacau, das diferenças de sabores e, é claro, termina com uma voltinha pela irresistível loja da marca.
Chocoversum
- Endereço: Messberg 1
- Site: chocoversum.de
- Horários: aberto todos os dias das 10 às 18h. A loja costuma ficar aberta até mais tarde.
- Ingressos: adulto 15 euros ou 12 euros com o Hamburg Card. Tour com áudio-guia em inglês e duração de 90 minutos. Ao final do passeio, você terá feito seu próprio chocolate do começo ao fim.
Museu dos temperos ou Spicys Gewürzmuseum
Outra curiosidade do Waterhouse District é o museu dedicado aos temperos. São 900 peças que contam a história de cinco séculos de várias especiarias pelo mundo, desde o cultivo até as nossas mesas. Além de maquinários históricos, lá também é um bom lugar para descobrir o correto uso desses ingredientes, qual a melhor forma de armazená-los e como saber suas procedências/qualidades.
Museu dos temperos
- Endereço: Am Sandtorkai 34
- Site: spicys.de
- Horários: aberto todos os dias, das 10 às 17h
- Ingressos: adulto 5 euros ou 4 euros com o Hamburg Card
Kontorhaus e a Chilehaus
No quesito “você sabia”, você sabia que os primeiros arranha-céus da Alemanha foram construídos em Hamburgo? Essa área também tombada como patrimônio histórico se chama Kontorhaus (ou Kontorviertel) e fica ao lado do Waterhouse District.
Os prédios mais famosos foram construídos com mais de 4,8 milhões de tijolinhos escuros e representam um estilo arquitetônico dos anos 20 conhecido como expressionismo em ladrilho. O mais conhecido deles é o Chilehaus, cujas fachadas lembram a proa de um barco quando se unem entre as ruas Pumpen e Niedernstrasse.
Este roteiro combina com…
Este roteiro pelo Waterhouse District e pelo Kontorhaus combina perfeitamente com o itinerário que publicamos entre HafenCity, o Museu Marítimo e a Elbphilharmonie e, dependendo do seu interesse pelos museus indicados, você consegue fazer esses dois passeios completos em um dia ou dia e meio
HafenCity: o lado moderno de Hamburgo
Como chegar até o Waterhouse District?
Você pode chegar até lá de metrô ou de ônibus utilizando as linhas abaixo:
- Metrô: U3 (estação Baumwall) ou U1 (estação Messberg)
- Ônibus: linha 111 (desça na parada Am Kaiserkai (Elbphilharmonie))
Esse trecho da viagem contou com o apoio do Hamburg Marketing e do Centro de Turismo Alemão.
Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir outros textos publicados no Sundaycooks e de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Google Plus.